Saiba Como é A Utilização e conservação dos Revestimentos Epóxi

Saiba Como é A Utilização e conservação dos Revestimentos Epóxi

Após a aplicação do revestimento se faz necessário tomar os cuidados de utilização e conservação, para manter o RAD em boas condições, estendendo a sua vida útil de serviço e usufruindo de seus benefícios pelo maior período de tempo possível.

O conceito de manutenção da limpeza do RAD deve ser implantado em todos os níveis da empresa, devendo-se executar um trabalho educativo para que todos os usuários saibam dos benefícios gerados pelo investimento em um RAD, bem como dos cuidados que devem ser tomados para sua conservação.

A criação de um comitê de meio ambiente e de qualidade, com o objetivo de zelar pelo local de trabalho dos funcionários, tem mostrado excelentes resultados para a manutenção dos revestimentos por longos períodos, com mínimas intervenções.

Na indústria, os pallets devem ser depositados em locais próprios e todo apoio sobre o revestimento deve ser feito sobre discos ou tapetes de borracha.

Os equipamentos que produzem cavacos ou abrasivos devem ser protegidos por bandejas, para que estes não sejam espalhados pelas rodas ou pneus de empilhadeiras e pelos sapatos dos funcionários.

Os locais onde houver risco de queda de objetos pesados ou de ferramentas pontiagudas devem ser protegidos.

Durante qualquer processo de manutenção preventiva, instalação de máquinas ou atividade similar, onde a probabilidade de queda de ferramentas ou objetos é grande, indica-se como proteção adicional, a forração do piso com papelão, lençol de borracha ou mesmo compensados de madeira em casos extremos.

Deve ser efetuada a troca das rodas das empilhadeiras ou paleteiras por pneus de borracha, rodas revestidas com poliuretano ou em última hipótese, rodas de nylon. Deve-se evitar a utilização de rodas de aço ou celeron.

É essencial que se dê orientação aos operadores de empilhadeiras para que evitem freadas bruscas ou mesmo “cantadas de pneu” que poderão imprimir marcas pretas sobre o piso, difíceis de limpar. Deverão ter basicamente o cuidado de não arrastar ou bater os garfos das empilhadeiras e pallets sobre o piso. Havendo a possibilidade, recomendamos a utilização de pneus brancos nas empilhadeiras.

A manutenção preventiva no sentido de evitar vazamentos de óleo do motor é muito importante.

É comum, pelo pessoal de limpeza utilizar os mesmos produtos nos procedimentos de conservação dos equipamentos e utensílios que dela fazem parte: “muitas vezes, essas substâncias são agressivas ao revestimento do piso, causando degradações e reduzindo a sua vida útil, e embora seja parte do processo, o revestimento não participa diretamente do mesmo”.

Uma vez que revestimento esteja pronto a operação, com todas as características e controles necessários, periodicamente deve ser efetuada a limpeza e a conservação dos revestimentos com materiais e equipamentos adequados, testados e aprovados pela Dubai Pisos BH. A periodicidade desta limpeza irá variar em função da utilização da área.

Algumas vezes ao longo da vida útil deste se faz necessário efetuar reparos localizados. A necessidade destes pequenos reparos geralmente tem origem na queda de ferramentas (ou de peças pesadas) de altura e em choques mecânicos não previstos, entre outros. No caso de reparos superficiais em que só o revestimento tenha sido afetado, efetua-se a demarcação e a delimitação geométrica da área a reparar, remove-se o revestimento danificado nesta região, promove-se a preparação da superfície remanescente, limpeza do local e reconstitui-se o revestimento com o mesmo tipo de RAD existente. Para reparos de maior profundidade, existem produtos e técnicas específicos para a reconstituição do substrato de concreto, recompondo-se posteriormente o revestimento, de maneira similar à descrita acima. Estes trabalhos deverão ser comunicados ao nosso departamento técnico.

Utilizar água e sabão neutro para lavagem do piso. Os melhores resultados são obtidos com água quente que não deverá ter temperatura superior à 60ºC.
Em áreas excessivamente riscadas e sujas poderá ser feito um polimento com cera automotiva pouco abrasiva.

É de suma importância tomar alguns cuidados especiais:

• Não utilizar produtos excessivamente ácidos ou alcalinos.
• Não promover higienização com temperaturas muito elevadas.
• Não utilizar substâncias ou produtos abrasivos na limpeza.
• Fazer avaliações periódicas do desempenho das juntas de dilatação, se estas apresentarem deteriorações em avanço solicitar sua troca.

A manutenção do brilho e aparência original do piso poderá ser obtida com a utilização de ceras líquida a base de carnaúba, acrílicas antiderrapante, especialmente desenvolvidas para utilização em pisos industriais a base de resinas epóxi e poliuretano.

No caso de ataques mecânicos ou desgastes generalizados, recomenda-se uma reforma parcial ou geral do piso, através da aplicação de uma camada homogênea de pintura de acabamento em uma ou várias demãos após tratamento superficial específico. Revitalizando assim a estética do local e aumentando a durabilidade do revestimento.
A observação dos itens descritos neste pequeno manual, mantendo-se ciclos de manutenção com ceras, recuperações preventivas e corretivas, além da correta utilização do RAD, a durabilidade é indefinida. Um piso bem cuidado, dependendo da atividade, pode durar 20 anos ou mais, porém, com a dinâmica mundial, nenhuma fábrica fica produzindo um mesmo produto no mesmo lay-out por 20 anos, “para aumentar a durabilidade de um piso é bom sempre mantê-lo limpo, sem materiais abrasivos”.

A Dubai Pisos BH atua no segmento de pisos industriais, piso epóxi, pintura epóxi, revestimentos, epóxi camadas múltiplas, epóxi espatulado, epóxi autonivelante, epóxi decorativo, epóxi antiderrapante, epóxi condutivo, rodapés boleados epóxi, quadras poliesportivas em epóxi, juntas de dilatação, piso uretânico, anti-ácido epóxi, alta resistência abrasão epóxi e outros…

Leave a Comment

Your email address will not be published.